Perguntas Frequentes (FAQ): Voluntariado

Como me candidatar para o voluntariado?

Se você possui interesse, pedimos que venha conhecer nosso trabalho em um de nossos eventos de adoção. Você aprenderá sobre  quem nós somos, o que fazemos, e saberá onde mais precisamos de sua ajuda! Esse primeiro contato é totalmente sem compromisso, apenas com o foco de dar a chance de você nos conhecer pessoalmente e entender nosso programa de voluntariado, podendo candidatar-se para ser um voluntário!

Existe idade mínima para ser voluntário?

Todos voluntários devem, no mínimo, ter 16 anos.

Quais os benefícios de ser um voluntário da Aliança com a Vida?

Quando você se voluntaria conosco, você passa a fazer parte da nossa família - uma comunidade maravilhosa de pessoas engajadas em ajudar no resgate, reabilitação e adoção de cães rejeitados. Como voluntário você conhecerá pessoas de diferentes origens, fará novos amigos e terá experiências incríveis , e mais importante de tudo, se divertirá! Seu esforço como voluntário, grande ou pequeno, irá nos ajudar a fazer a verdadeira diferença na vida de incontáveis peludos de nossa ONG!

Existe uma taxa para ser voluntário?

Existe uma taxa de R$30,00 para novos voluntários, ela é referente a camiseta da ONG que deve ser utilizada pelo voluntário em todos os eventos da Aliança com a Vida.

​É preciso ter experiência prévia em trabalhos voluntários e/ou saber lidar com cachorros?

Ter experiência prévia em outros trabalhos voluntários e saber lidar com cachorros são certamento pontos muito bons, mas não são requisitos. Poucos são os voluntários envolvidos nos resgates, logo, buscar aprender  e saber conversar com o público sobre nosso trabalho são tarefas tão importantes quanto ser um encantador de cães!

O que é esperado de mim como voluntário?

É esperado de todo voluntário:

Incorporar nossos princípios de essência "Positivo", "Acolhedor", "De suporte" e "Responsivo" um com o outro dentro da ONG e com o público

Ter disponibilidade de no mínimo 4 horas mensais com afazeres da ONG ou atender a um evento de adocão presencial (para voluntários pontuais).

Ser apto a atender regularmente nosso calendário e estar submetido a uma política de 3 chances para cancelamentos em cima da hora e ausência sem justificativa prévia.

Seguir nossas organização e protocolos

Como uma organização que se funciona através do trabalho voluntário, contamos com o engajamento e colaboração de todos para ajudarmos mais vidas!

Vocês fornecem algum tipo de treinamento para os voluntários?

Sim! Antes de todos nosso eventos de adoção, realizamos um breve treinamento sobre as funções do voluntário, dicas e precauções, além e dar todas as informações sobre os cachorros que estarão presentes.

O que os voluntários fazem nos eventos?

Nos eventos, os voluntários assumem uma variedade de papéis incluindo manter contato com o público presente, responder perguntas, manter nossas redes sociais atualizadas sobre o evento, ser responsável pelos cuidados de um cachorro durante o evento, etc... Todas essas atividades ajudam nossos cãezinhos encontrarem um lar repleto de amor!

​É possível um grupo de amigos ou colegas participarem do voluntariado?

Infelizmente, não temos como alocar atividades para um grupo, visto a necessidade de passar por um treinamento e conhecer o ONG o bastante atender nossas necessidades. Nada impede de vocês se candidatarem para o voluntariado juntos, porém não temos como garantir a viabilidade de todos estarem juntos no mesmo evento.

O que devo vestir nos eventos de adoção?

Para voluntários, o uso da camiseta é obrigatório. Recomendamos o uso de tênis fechado, calca ou shorts confortáveis, levando em consideração que você estará sendo um representante da Aliança com a vida. Aconselhamos o uso de chapéus e o uso de protetor solar no verão, e proteção de acordo contra o frio se necessário.

Existe um período mínimo para permanecer como voluntário?

Nós requisitamos de no mínimo 6 meses de comprometimento. Faremos raras exceções, mas tendo em vista o tempo necessário para conhecer de fato nosso trabalho e estar devidamente treinado para ser um voluntário, pedimos um comprometimento mínimo de 6 meses.

Muito obrigado por considerar o voluntariado pela Aliança com a Vida.

Se você ainda tiver alguma dúvida referente ao trabalho voluntário, por favor entre em contato

conosco, ficaremos felizes em ajudar!

Fique atento às nossas redes sociais para saber quando abrirá o próximo processo!